Cônsul de Portugal visita São José e discute cooperação técnica e cultural
28/01/2014
Imagem mostra o cônsul português Paulo Lourenço durante visita ao Parque Tecnológico
O cônsul de português Paulo Lourenço (segundo à direita) durante visita ao Parque Tecnológico

O Cônsul de Portugal, Paulo Lourenço, e o presidente da Agência para Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Carlos Moura, se reuniram com o prefeito, o vice-prefeito e representantes das secretarias de Turismo, Desenvolvimento Econômico e empresários da cidade.

O encontro foi nesta terça-feira (28), no Paço Municipal, e um dos assuntos tratados foi o acordo de cooperação entre São José dos Campos e o governo de Portugal.

“O pior da crise europeia já passou e o momento é de crescimento e investimento em infraestrutura. Portugal está em um novo ciclo econômico, com nova geração de pequenas e médias empresas e é rica a aproximação comercial com São José dos Campos”, afirmou o Cônsul.

Outra questão foi a troca de informações sobre assuntos ligados à administração pública como ciência e tecnologia, educação, turismo, meio ambiente, cultura e transportes.

No que diz respeito ao turismo, o objetivo é ampliar o intercâmbio, divulgando a cultura por meio de convênios específicos tanto na área acadêmica quanto em relação a divulgação de pontos turísticos. Essa aprendizagem internacional se daria por meio de desenvolvimento de projetos.

Os portugueses também se reuniram com empresários e instituições para discutir possíveis acordos bilaterais comerciais e ainda visitaram a Embraer, o Cecompi e o Parque Tecnológico.