Grupo se reúne para definir estratégias para o desenvolvimento rural
05/08/2014
O Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA) realizou a segunda reunião para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS). O encontro, ocorrido na segunda-feira (4), foi no auditório da Secretaria de Meio Ambiente, no Parque da Cidade.

Durante a reunião, foram traçados cenários e diretrizes estratégicas para o desenvolvimento da área rural de São José dos Campos. Foram analisadas tendências e contextos socioambientais e econômicos, avaliando como estas variáveis e situações poderiam impactar a zona rural.

Participaram do encontro diretores e técnicos das Secretarias do Desenvolvimento Econômico e do Meio Ambiente, responsáveis pela coordenação do PDRS, e do IPPLAN, encarregado da elaboração do plano. Também compareceram técnicos das Secretarias de Educação, Defesa do Cidadão e Serviços Municipais, além de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Sebrae-SP, da Fundação ITESP (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), da Cooper e da Univap (Universidade do Vale do Paraíba).

Para João Savedra, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o esforço de São José dos Campos converge para aquilo que o governo enxerga em nível Brasil para incentivar a agricultura familiar. “A parceria com os municípios abre uma porta para falar com esse pequeno agricultor e mostrar o caminho para o acesso a políticas públicas que permitirão que ele se estabeleça no campo com geração de renda e qualidade de vida”, destacou.

A próxima etapa do PDRS está prevista para este mês, com a realização de três oficinas – nas zonas rurais do sul e do norte e em São Francisco Xavier - para identificar as prioridades e os anseios da população rural.

O Plano

Iniciado em novembro de 2013 com a realização de um seminário, o PDRS tem como objetivo estabelecer políticas públicas integradas para agregar qualidade de vida, geração de renda e cidadania às comunidades rurais, com desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

Em junho deste ano, O GTA se reuniu pela primeira vez para apresentar um diagnóstico preliminar para discussão técnica. Logo depois, foi lançado o livro “Desenvolvimento Rural: Desafios do Planejamento Econômico e Ambiental”, que reúne as experiências do primeiro seminário.