Prefeitura e FCCR realizam seminário pelos 30 anos do Comphac
04/11/2014

A Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) realizam entre os dias 12 e 15 de  novembro o “Seminário Internacional de Arquitetura – Comphac 30 anos”. O evento, que será no Cine Santana (Avenida Rui Barbosa 2005 – Santana), comemora as três décadas do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural (Comphac).

Os interessados em participar podem se inscrever até sexta-feira (7) no site da FCCR. A temática do seminário será “Paisagens Culturais e Contextos Tecnológicos: da arqueologia urbana à arquitetura modernista”.

O objetivo do evento é promover a discussão sobre ações e propostas para preservação, proteção, manutenção e divulgação do patrimônio cultural, ao abordar áreas de conhecimento correlatas, como arquitetura, urbanismo, desenvolvimento econômico e territorial, além das novas teorias de restauro e conservação que amparam ações regionais e nacionais.

O seminário terá palestras com profissionais de renomadas universidades e instituições do Brasil, da América Latina e da Europa que compartilharão trabalhos desenvolvidos em diferentes lugares e sobre sítios arqueológicos, arqueologia, restauros patrimônios históricos e ambientais e o uso da tecnologia nesses processos.

A realização do evento é baseada em experiências anteriores bem sucedidas, que deram origem à Rede CONPADRE, dedicada aos estudos do desenvolvimento regional, em 2010.

São José dos Campos possui no total 50 patrimônios preservados, sendo 28 conjuntos arquitetônicos, 21 espécies arbóreas e a Banda de Santana, declarada Patrimônio Imaterial Joseense em maio deste ano.

Estas e outras ações são resultados da ação política pautada pela participação da comunidade e o planejamento, cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento do município e do país.

Comphac

O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural (Comphac) foi criado em 1984 em função da necessidade de implantar um instrumento democrático para a identificação, a preservação e a conservação do Patrimônio Cultural, levando em conta o atípico crescimento urbano de São José dos Campos e à ausência de políticas preservacionistas de tradicionais edificações da fase senatorial e industrial. Foi coordenado pela Secretaria de Planejamento até 2001, quando passou a integrar a equipe do Departamento de Patrimônio Histórico da FCCR.

Quarta-feira (12)
Credenciamento

17h30
Abertura oficial

Quinta-feira (13)
Sessão Temática: Arqueologia Urbana

“Museologia, Pinturas Rupestres e Paisagem: conservação e educação”

14h20
Sessão Temática: Patrimônio Industrial

16h10
"O patrimônio Industrial: Um desafio para o século XXI"

Sexta-feira (14)
Sessão Temática: Tecnologias Aplicadas ao Patrimônio

10h40
“A Usina Hidrelétrica e a Região: o patrimônio histórico e ambiental do entorno do lago de Furnas (MG)”

14h20
Sessão Temática: Preservação, Conservação e Restauro

16h10
“Casa da Criatividade: restauro e reforma do antigo mosteiro de S. Maria Maggiore em Florença” e estudo do caso: “O Bairro de São Donato e a Aplicação da Metodologia de Desenho Urbano para o Parque da Cidade”.

Sábado (15)
Sessão Temática: Arquitetura modernista e conservação

10h40
“O Sistema de Escaneamento 3D para Levantamento Patrimonial e Diagnóstico”