Museu do Folclore e Semea realizam 13ª Semana de Museus
07/05/2015

O Museu do Folclore de São José dos Campos, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semea), da Prefeitura, realizam a 13ª Semana de Museus, de 19 a 22 de maio. O tema deste ano é “Museus para uma sociedade sustentável” e a programação de quatro dias atenderá até 45 alunos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do município.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas até o próximo dia 15 pela internet.

A 13ª Semana de Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal, vinculada ao Ministério da Cultura. O tema é escolhido anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (Icom).

Para demonstrar a importância do tema sugerido, o Museu do Folclore e a Secretaria de Meio Ambiente elegeram a borboleta como foco das atividades. Com isso, estão previstas contação de contos e lendas envolvendo o inseto, passeio pelo trecho de mata entre o prédio do museu e o Borboletário Municipal Asas de Vidro, onde há uma grande biodiversidade de borboletas e outros insetos, e visitas monitoradas aos dois ambientes.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, por serem insetos grandes, coloridos e de fácil visualização, as borboletas são consideradas indicadores para monitoramento ambiental. Elas também possuem um grande apelo popular, tendo sido utilizadas com êxito em programas de monitoramento que têm o envolvimento da população, fortalecendo o espírito de conservação na sociedade.

O Museu do Folclore fica na Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, em Santana. Outras informações pelo telefone 3924-7318 ou no site.