Trip Bike reúne cerca de 800 ciclistas para celebrar o meio ambiente
15/06/2015

Cerca de 800 ciclistas aceitaram o desafio e participaram da 1ª Trip Bike de Inverno, realizada no domingo (14) e organizada pela Prefeitura de São José dos Campos, como parte das comemorações da Semana de Meio Ambiente 2015. O evento reuniu pessoas de todas as idades.

Com muita disposição, os ciclistas encararam os 47 quilômetros de trilha rumo ao distrito de São Francisco Xavier, passando pelo trecho conhecido como Subida da Casinha. O comboio saiu do Poliesportivo do Altos de Santana, às 7h40, estreando a ciclovia Altos do Rio Doce. O percurso foi todo sinalizado.

Além do serviço de ambulância e da distribuição de água e lanche, a Prefeitura disponibilizou caminhão de apoio para o caso de problemas com as bicicletas. Os participantes puderam parar para reabastecer as garrafas de água, tirar fotos e apreciar as cachoeiras e outros pontos da mata. Os primeiros ciclistas começaram a chegar a partir das 10h30 no distrito e a maioria concluiu o passeio até às 14h30.

O comerciante Marcelo Cleber de Oliveira de 35 anos, resolveu dobrar o desafio e além de ir, voltou pedalando, percorrendo um total 136 Km. “A viagem foi ótima e pra mim foi um desafio pessoal. O ciclismo é algo que mudou minha vida, era muito sedentário e hoje busco o foco na minha saúde”, revelou.

Descobrir as belezas da Serra da Mantiqueira foi uma motivação especial para o ciclista. “O que recompensa neste tipo de passeio é estar em meio a natureza. No morro do Roncador, sentir aquele vento gostoso, pequenos galhos caindo, traz muita paz de espírito. É algo que a gente não consegue parar para observar na correria da cidade”, completou Marcelo Cleber.

Adriano Andrade, metalúrgico de 42 anos, partiu para o passeio com um grupo de ciclistas com quem já pedala em Eugênio de Melo. “Foi tudo ótimo, a organização está de parabéns”, afirmou. Ele conta que é a segunda vez que fez a trilha e que o cenário recompensa. “Eu adoro pedalar no meio do mato e não tem coisa mais bonita que esse trecho da Serra da Mantiqueira, uma paisagem maravilhosa. Valeu a pena todo o esforço”, declarou.

Além de reverenciar a natureza o passeio também proporcionou momentos de descontração e integração entre as pessoas. “O ciclismo é um esporte democrático pois reúne pessoas de todos os níveis que ali são todas iguais e com um objetivo comum. O que vale é o companheirismo” concluiu Adriano.

O evento foi realizado por meio da parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, de Esportes e Lazer e de Transportes, e teve o apoio dos grupos de ciclismo do município e de empresas.

Com o tema “São José Mais Sustentável” a Semana de Meio Ambiente tem o objetivo conscientizar as pessoas sobre questões ambientais locais e globais e despertar atitudes que contribuam para o equilíbrio ambiental e qualidade de vida no município. A programação continua até o próximo dia 26 e pode ser consultada no site da Prefeitura.