Museu elege as figureiras como tema do mês do folclore de 2015
19/06/2015

O mês do Folclore deste ano enfocará o trabalho das figureiras do Vale do Paraíba. O objetivo do Museu do Folclore com este tema é mostrar a importância da atividade dessas artistas para a cultura popular da região. Diversas peças produzidas pelas figureiras fazem parte do acervo do Museu e podem ser vistas na exposição de longa duração.

O Museu do Folclore vai organizar uma mostra temporária especialmente para o mês de agosto, em homenagem à Maria Benedita dos Santos, a Dona Lili Figureira, que morreu no dia 5 de junho.

As atividades do mês do Folclore serão realizadas entre os dias 18 de agosto e 11 de setembro e serão voltadas para alunos de educação infantil e ensino fundamental, de escolas e privadas. As inscrições poderão ser feitas no período de 3 a 7 de agosto, somente pelo telefone 3924-7354.

Programação

Estão previstas visitas à exposição de longa duração do museu, à exposição temporária, exibição de vídeo, contação de história e contato com figureiras convidadas. Os alunos que participarem da programação ainda poderão fotografar e gravar vídeos durante as visitas, além de postar o material na página do Museu do Folclore no Facebook.

O Museu do Folclore também vai propor às escolas participantes que desenvolvam com seus alunos, durante o segundo semestre do ano, ações pedagógicas sobre cultura popular, assumindo, em contrapartida, o compromisso de divulgar (de forma impressa e virtual) os relatos das experiências vivenciadas, tendo por base o tema apresentado no mês do folclore.

Neste período, os alunos poderão realizar pesquisas na biblioteca do museu, onde há vários livros, fotos e vídeos com informações de figureiras do Vale do Paraíba.

Atendimento

“Queremos que os alunos aproveitem bem a visita ao Museu do Folclore neste período, quando a cultura popular é bastante abordada e discutida nas escolas”, enfatiza a folclorista Angela Savastano, presidente do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).

As escolas que não conseguirem se inscrever no período da programação, poderão agendar visitas ao Museu do Folclore para os próximos meses, quando o tema proposto ainda estará em evidência.

As atividades do mês do folclore são realizadas pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Prefeitura Municipal com organização do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), associação social sem fins lucrativos, responsável pela gestão do Museu do Folclore de São José dos Campos.

Museu do Folclore fica na Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Outras informações pelo telefone 3924-7318.