CECP elege uma nova diretoria executiva no dia 28 de setembro
02/09/2015
Museu do Foclore

O Centro de Estudos da Cultural Popular (CECP) elege no dia 28 de setembro uma nova diretoria executiva para os cargos de presidente, vice-presidente e diretor administrativo-financeiro. A associação social, sem fins lucrativos e com sede em São José dos Campos, foi criada em 1999. Atualmente, é presidida pela cientista social e folclorista Angela Savastano, que tem mandato até o dia 30 de setembro. A posse da nova diretoria executiva ocorre dia 1º de outubro.

A data da eleição foi decidida em reunião da atual diretoria executiva realizada no dia 25 de agosto. No encontro, ficou definido ainda que a partir de outubro os diretores se reunirão oficialmente toda última segunda-feira do mês. Além disso, os fundadores da associação receberão título de sócio fundador e os colaboradores de sócio honorário.

A atuação do CECP na área da cultura popular está focada, principalmente, na gestão do Museu do Folclore de São José dos Campos, espaço ligado à Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), com quem a entidade mantém convênio. O CECP é responsável pela gestão do museu há 16 anos e neste período já instalou três exposições permanentes, realizou várias mostras temporárias e criou projetos que valorizam a sabedoria popular.

A entidade também está à frente de outros dois projetos importantes: um de pesquisa sobre as Congadas no Estado de São Paulo, cujo resultado final integrará o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); e outro de implantação de um ecomuseu junto à comunidade do bairro Campos de São José, região leste da cidade, que tem patrocínio do Petrobras.

O CECP tem por finalidade estudar, pesquisar, valorizar e estimular toda expressão espontânea da cultura popular. Em outubro de 2011, a entidade foi declarada de utilidade pública pela Prefeitura de São José dos Campos, conforme a Lei Municipal 8481/2011.