Professora Vera Costa é eleita pela 2ª vez presidente do CECP
29/09/2015
Vera Maria Almeida Rodrigues Costa, professora e presidente do CECP ao lado da folclorista Angela Savastano
A professora Vera Costa (da esquerda) foi eleita, pela segunda vez, presidente do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP)

A professora Vera Maria Almeida Rodrigues Costa foi eleita, pela segunda vez, presidente do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), associação social sem fins lucrativos com sede em São José dos Campos. A eleição foi realizada na segunda-feira (28). Vera Costa assume a presidência no lugar da folclorista Angela Savastano, que também vinha cumprindo seu segundo mandato na entidade.

Vera Costa foi eleita pela primeira vez em setembro de 2013, mas por questões particulares precisou deixar o cargo. Em seu lugar assumiu a vice-presidente Angela Savastano, que passará a ocupar a mesma vaga ao lado da presidente eleita. O bancário aposentado João Carlos Soares foi reeleito para o cargo de diretor Administrativo Financeiro. O mandato atual de Vera Costa vai até 28 de setembro de 2017.

Doutora em Comunicação e Semiótica, Vera Costa foi secretária municipal de Educação de São José dos Campos entre 1989 e 1991. Ela também foi coordenadora do curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda e Jornalismo (1982 a 2007) e diretora da Faculdade de Comunicação e Artes (1998 a 2006) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap). Em 1991, recebeu da Câmara Municipal de São José, o título de cidadã joseense por serviços relevantes prestados à comunidade.

Trabalho

O CECP foi criado em abril de 1999 e tem como objetivo o estudo, a pesquisa, a valorização e o estímulo à toda expressão espontânea da cultura popular. A entidade foi declarada de utilidade pública pela Prefeitura Municipal em outubro de 2011.

Responsável pela gestão do Museu do Folclore de São José dos Campos, em convênio com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o CECP desenvolve os projetos Ecomuseu Campos de São José, que tem patrocínio da Petrobras, e por uma pesquisa sobre as Congadas no Estado de São Paulo, que faz parte do Inventário Nacional de Referências Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).