Casa de Cultura Júlio Neme realiza o festival de bonecos Animaserra
22/10/2015

A Casa de Cultura Júlio Neme (Praça Cônego Manzi, s/nº - São Francisco Xavier), da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, promove neste sábado (24) e domingo (25), a partir 10h, o 1º Animaserra de São José dos Campos. A participação é gratuita.

O Animaserra é um festival de teatro de animação com bonecos, que vai reunir diversas companhias e grupos de teatro para agitar o fim de semana no distrito. Entre os participantes estão a Cia do Teatro Ark! Produções, a Cia Ópera na Mala (São Paulo), a Cia. Truks, o Grupo Cadelelê Corpo Criativo (Bahia/São Francisco Xavier/Colômbia) e o Mestre Valdeck de Garanhuns.

O evento tem caráter de mostra não competitiva, no qual os expectadores terão a oportunidade de assistir seis diferentes espetáculos com bonecos, direcionados a todas as idades.

Será realizada, também, uma oficina de Contação de Histórias com Bonecos, para educadores e interessados em geral, que devem se inscrever pessoalmente, na Casa de Cultura, ou pelo telefone (12) 3926-1123.

Uma tenda será montada na rua, em frente à Casa de Cultura, para que todas as companhias tenham espaço para apresentar seus espetáculos.

Um dos convidados é a Cia. Ópera na Mala, de São Paulo, que vai trazer o espetáculo solo "Mukashi Mukashi", com o ator Sergio Serrano. Nessa peça, Sergio faz uma releitura de histórias tradicionais japonesas por meio da narração, da música, do teatro de bonecos e de sombras.

Os atores Charles Kray e Laila Gama também participarão com a peça "Rabanete, Rapunzel", produzida em parceria com a Cia do Teatro Ark Produções. O espetáculo, que pode ser apresentado tanto no palco quanto na rua, conta a história de uma menina que tem o seu destino influenciado por alguns rabanetes cultivados por uma velha bruxa. Ela vive aprisionada em uma torre e, para sobreviver, deixa seus cabelos crescerem para que a malvada bruxa possa subir para levar alimento.

Sábado (24)
10h
Rabanete Rapunzel
Cia do Teatro Ark! Produções (Porto Alegre/ Pindamonhangaba)