Captações de córneas na Urbam ajudam 390 pessoas a enxergar
02/08/2017
Pessoa com cartão de doador
Graças à solidariedade da população e parceria entre Prefeitura, Provisão e BOS, a campanha conseguiu 195 doações em 4 meses

A parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos, o Provisão e o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) completa quatro meses neste mês de agosto com 195 doações de córneas, que poderão ajudar 390 pessoas a voltar a enxergar. 

As córneas captadas na funerária da Urbam (Urbanizadora Municipal) seguem para processamento em laboratório e depois são destinadas para os transplantes por meio de uma fila única de pacientes de todo Estado por ordens cronológica e clínica. Esse controle é feito pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo, que beneficia pessoas também de outras cidades.

Por que e como doar? 

A partir de cada doação de córnea, duas pessoas com deficiência visual podem voltar a enxergar. Por ser um tecido e não um órgão, a captação não precisa ser feita em hospitais. Em vários municípios, o procedimento já é feito também funerárias, o que tem garantido o sucesso e aumento do número de transplantes no Estado, possibilitando que muitas pessoas voltem a enxergar.  

A captação só é realizada mediante assinatura do termo de autorização de doação de córneas pela família do doador. Atualmente, na Urbam, um profissional do BOS permanece em plantão durante 24 horas por dia para abordagens e orientações às famílias sobre a realização dos procedimentos de captação. 

Mais notícias
Urbam