6ª encontro do Party recebe alunos da Vila Cândida
27/10/2017

Carregando imagens...

Nesta sexta-feira (27), alunos do segundo ano do ensino médio da escola estadual Profº Escola Jorge Barbosa Moreira, localizada na Vila Cândida, região norte de São José dos Campos, participaram do Party -- projeto voltado à prevenção de traumas no trânsito relacionados, principalmente, à mistura de álcool e direção na juventude. 

No encontro realizado no Hospital Municipal, 55 estudantes com idade entre 16 e 18 anos  assistiram às palestras proferidas por profissionais de Saúde e Mobilidade Urbana da Prefeitura, Polícia Militar, por meio do programa Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do Grau (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências), Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Estadual.

Durante as apresentações, foram tratados assuntos como álcool e direção, uso do cinto de segurança e celular, entre outros fatores de risco presentes nas ocorrências de trânsito envolvendo jovens. Os adolescentes também participaram de visitas à área de atendimento do HM para entender o processo de recuperação de uma vítima de trânsito.

Desde o lançamento do programa, aproximadamente 300 estudantes de escolas públicas e particulares tiveram a conscientização.

O programa

O programa Party surgiu no Canadá e está no Brasil desde 2008, quando foi implantado em Ribeirão Preto (SP). A partir daí, se expandiu para outras duas cidades paulistas, Sorocaba e Campinas, e Vitória (ES). Em 2013, tornou-se Party Brasil, vinculado à Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait).

São José é a primeira cidade do Vale do Paraíba a integrar o Party Brasil. No ano de 2016, quase 50% das vítimas graves com traumas de trânsito, encaminhadas ao Hospital Municipal tinham entre 14 e 29 anos.

Mais notícias
Saúde
Mobilidade Urbana