Carreta da saúde chega à região sul de São José
24/05/2012

Carregando imagens...

A Carreta da Saúde vai funcionar no Centro Poliesportivo do Campo dos Alemães (Rua Walter Dellu, s/nº) a partir desta segunda-feira (28). Esse é o segundo bairro em que a carreta se instala em São José dos Campos. A previsão é que sejam oferecidas 3.700 consultas com especialistas e 3.200 exames durante o período em que centro médico móvel estiver na região sul do município.

Desde fevereiro, profissionais da área de saúde prestaram atendimento na carreta durante quase quatro meses no Centro Poliesportivo Cerejeiras (Rua 23 de dezembro, 400), no Jardim Cerejeiras. Durante esse período na região leste, foram oferecidas 2.957 consultas e cerca de 3 mil exames. Até abril houve uma média 33% de faltas em consultas e 26% em exames.

Na carreta são realizadas consultas de cardiologia, gastroentereologia, otorrinolaringologia e urologia. Também estão sendo feitos exames de ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, ecocardiograma, teste ergométrico, audiometria, nasovídeo, estudo urodinâmico e eletrocardiograma.

A vinda desse ambulatório para o município foi por meio de uma parceria de um ano entre a Prefeitura de São José dos Campos e o Centro de Integração de Educação e Saúde (CIES) para consultas e exames com especialistas.

É importante lembrar que as consultas e exames são apenas para os pacientes que foram previamente agendados por contato telefônico. Quem foi chamado deve levar o cartão SUS, documento de identificação com foto e o encaminhamento. A recomendação é para que o paciente chegue 15 minutos antes do horário marcado.

A Carreta da Saúde tem 15 metros de comprimento e um sistema automatizado que permite a abertura das laterais, atingindo uma área de aproximadamente 100 metros quadrados.  Esse centro médico móvel possui quatro salas de atendimento climatizadas e tem equipamentos de diagnósticos de alta tecnologia, áreas de esterilização, bem como duas áreas de espera e elevador para pessoas com dificuldade de locomoção.

Essa é mais uma medida adotada pela Prefeitura para reduzir o tempo de espera em consultas com especialistas. O município também vem reorganizando a rede de assistência, com protocolos bem definidos e gerenciados.

Mais notícias
Saúde