Prefeitura Municipal de São José dos Campos

10/05/2013
História preservada
Museu do Folclore participa da 11ª Semana de Museus
Imagens mostram a exposição permanente do Museu do Folclore
O Museu do Folclore preparou diversas atividades para participar da 11ª Semana de Museus
 
O Museu do Folclore de São José dos Campos, ligado à Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), programou uma série de atividades para participar da 11ª Semana de Museus, que começa na quarta-feira (15) e seguirá até o dia 19. Esse evento é realizado anualmente pelo Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio.

O tema deste ano é “Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social”, que terá a participação de 1.252 instituições em 535 municípios de todo o país – um recorde de adesão. 

Para desenvolver o tema, as atividades no Museu do Folclore estarão voltadas para a importância do brincar, como instrumento de memória, criatividade e mudança social.

O ponto alto da programação será a inauguração da brinquedoteca do Museu do Folclore, no dia 15. O espaço terá um acervo de brinquedos artesanais, CDs, DVDs e livros voltados à cultura popular.

A programação prevê, ainda, visitas à exposição permanente e à brinquedoteca, espetáculo de mamulengos (teatro de bonecos), oficina de confecção de brinquedos artesanais e uma edição especial do Programa Museu Vivo, com a participação de diferentes fazedores de brinquedos. Todas as atividades são abertas ao público e ocorrerão nas dependências do Museu do Folclore.

Programação 

Quarta-feira (15)
14h: Visita de 40 crianças atendidas pelo Programa Cultura é Currículo, à exposição e à brinquedoteca do Museu do Folclore; 
15h: Espetáculo de Mamulengos Folia Brasileira (teatro de bonecos) com Waldeck de Garanhuns, com a participação de 140 crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Idelena M. T. Carvalho (Santana); 
16h: Inauguração da brinquedoteca do Museu do Folclore.

Quinta-feira (16)
9h e 14h: Visita de 80 crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Idelena M. T. Carvalho (Santana) à exposição e à brinquedoteca do Museu do Folclore.

Sexta-feira (17) 
14h às 17h: Oficina de confecção de brinquedos tradicionais com reaproveitamento de sucata, com Thereza Miriam (voltada a educadores, recreacionistas e interessados – vagas limitadas). 

Domingo (19)
14h às 17h: Programa Museu Vivo especial, com fazedores de brinquedos.

O Museu do Folclore fica na Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. 

 

Acessado em 18/10/2021 através do endereço http://servicos2.sjc.sp.gov.br/noticias/noticia.aspx?noticia_id=13689