Prefeitura Municipal de São José dos Campos

26/05/2014
De 2 a 4 de Junho
Brinquedoteca é destaque no 6º Encontro Paulista de Museus

O projeto da Brinquedoteca do Museu do Folclore de São José dos Campos será um dos destaques do 6º Encontro Paulista de Museus a partir da segunda (2) até quarta-feira (4 de junho), em São Paulo, na Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (Rua Voluntários da Pátria 547 – Santana). O evento é promovido pelo Sistema Paulista de Museus (Sisem).

A brinquedoteca completou um ano de funcionamento no dia 15 de maio. No evento, a presidente do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), Angela Savastano, falará sobre a finalidade do projeto, a importância do prêmio para torná-lo realidade e como o novo espaço vendo sendo importante para o atendimento do público infantil (prioritariamente, crianças de 3 a 8 anos de idade), que visita o Museu do Folclore durante todo o ano.

No mesmo painel também terão destaques outros dois projetos premiados, de Monte Alegre do Sul (Arquitetura e Técnicas Construtivas de 1850 a 1950 no Circuito das Águas Paulistas) e de Santa Rita do Passa Quatro (Catálogo Digital do Museu de Psiquiatria do Cais). A apresentação dos três projetos ocorrerá no último dia do encontro, entre 9h e 10h.

O Encontro Paulista de Museus configura-se como o maior evento do setor no Estado de São Paulo, reunindo a cada ano mais de mil profissionais de museus, gestores públicos de cultura, estudantes e interessados. Desde 2009 é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sisem-SP. O tema proposto para este sexto encontro é o processo de ressignificação dos museus.

Prêmio

Desenvolvido pelo CECP, o projeto da brinquedoteca foi premiado no final de 2012 pela Secretaria de Estado da Cultura por meio de edital do Programa de Ação Cultural.

Além da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), com quem o CECP mantém convênio para gestão do Museu do Folclore, também foram parceiros importantes na elaboração do projeto e implantação da brinquedoteca o Centro Nacional do Folclore e Cultura Popular (CNFCP), o Senac de São José dos Campos e a Rede Social.

Desde sua inauguração, a Brinquedoteca do Museu do Folclore já atendeu cerca de 10 mil crianças, em visitas espontâneas e agendadas (escolas). O espaço tem um acervo formado por brinquedos tradicionais, alternativos – como os feitos de sucata e de materiais recicláveis – e pedagógicos, a maioria em madeira e papel. Também estão disponíveis CDs e DVDs infantis que podem ser apreciados durante as visitas.

Mais informações no site.

 

Acessado em 06/03/2021 através do endereço http://servicos2.sjc.sp.gov.br/noticias/noticia.aspx?noticia_id=17099