Prefeitura Municipal de São José dos Campos

25/07/2015
Presente de Aniversário
Painéis retratam as riquezas do Parque da Cidade
Painel sobre o Museu do Folclore instalado no Parque da Cidade
O objetivo dos painéis é mostrar para os visitantes informações e curiosidades sobre os prédios históricos e sua arquitetura
 

O Parque da Cidade Roberto Burle Marx (Av. Olivo Gomes, 100, Santana), na zona norte, ganha um presente no aniversário de São José dos Campos. O espaço vai receber painéis destacando o patrimônio histórico, arquitetônico, paisagístico e ambiental existente na área verde, a maior da zona urbana do município, com quase 1 milhão de metros quadrados.

O objetivo é mostrar para os visitantes informações e curiosidades sobre os prédios históricos e sua arquitetura, os jardins de Burle Marx, a fauna e flora silvestre, as trilhas, além de orientações sobre normas e equipamentos disponíveis no Parque, que irão auxiliar na localização dos visitantes no Parque.

Ao todo serão implantados 42 painéis em diversos pontos. Uma sinalização paralela também reforçará a campanha pela guarda responsável de animais doméstico, combatendo o abandono em parques públicos.

Segundo a Secretária de Meio ambiente,  o projeto também consolida ações já indicadas na revisão do Plano de Manejo do Parque, realizada em 2014, por um grupo de trabalho multisecretarias, no que diz respeito a comunicação visual e sinalização do Parque.

“Nosso objetivo foi resgatar um pouco da memória deste Parque tão querido para nós joseenses e que remonta a história da própria cidade, com o auge da Tecelagem Parahyba em meados do século passado”, destacou.

Ela ressalta que, além de qualificar o Parque para o turismo, a proposta quer envolver as pessoas. “Precisamos comunicar essa história, sobretudo paras as novas gerações, para que elas se reconheçam nela, se sintam parte e ajudem a preservar”, concluiu.

“O projeto ficou muito bem organizado em termos de identificação do patrimônio e estética. A iniciativa é muito importante para que a população conheça o patrimônio do Parque e se aproprie dele”, destacou Gilberto Alves da Cunha,servidor municipal e membro do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de São José dos Campos (Comphac).

Os painéis foram realizados pela Secretaria de Meio Ambiente, responsável pelo planejamento e diretrizes do Parque, com apoio da Secretaria de Serviços Municipais, da Divisão de Artes Gráficas e da Divisão de Fotografia da Prefeitura.

A pesquisa de conteúdo baseou-se em publicações do Departamento de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, por meio do Programa de Educação Patrimonial. O projeto também recebeu a anuência do Comphac.  A produção dos painéis contou o patrocínio da Cooper Esporte – Cooperativa de Esportes.

 

Acessado em 27/11/2021 através do endereço http://servicos2.sjc.sp.gov.br/noticias/noticia.aspx?noticia_id=21328