Prefeitura Municipal de São José dos Campos

04/03/2016
Museu do Folclore
Museu Vivo reúne três novos representantes da cultura popular
O Museu do Folclore de São José dos Campos realiza neste domingo (6), das 14h às 17h, mais uma edição do Projeto Museu Vivo. Outros três representantes da cultura popular regional estarão reunidos para mostrar seus saberes ao público: Ana Rodrigues da Silva Canuto (artesanato), Darci Xavier de Almeida (culinária) e Benedito Braz da Silva (música). A atividade será na área externa do museu no Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, 100, Santana - 3924-7318).

A piauiense Ana Rodrigues da Silva Canuto, que mora no Campos de São José, vai mostrar seu conhecimento em fazer crochê e tricô. Ela conta que aprendeu sozinha, olhando outras pessoas. A criatividade de Ana não tem limites e ela faz desde roupas de boneca, tops, blusas de frio, tapetes, pesos de porta, chaveiros até “tudo o que a linha e a agulha permitirem.”

Na culinária, a mineira de Montes Claros Darci Xavier de Almeida, que mora no Jardim Colonial, mostrará a receita do ‘beliscão’, biscoito de polvilho azedo que aprendeu a fazer na roça, onde morou desde os dez anos. Ela trabalhava na lavoura da família e aprendeu a culinária caipira sozinha, usando os ingredientes que tinha à disposição e experimentando tudo o que podia.

Silvinho é o apelido do cantor sertanejo Benedito Braz da Silva, natural de Paraibuna e morador do bairro do Putim. Viveu grande parte da sua vida no Sul de Minas, onde aprendeu a copiar os ritmos e letras das músicas que ouvia no rádio, das duplas Tonico e Tinoco e Jacó e Jacozinho. Naquela época, chegou a formar a dupla Silvio e Silvinho com um dos seus irmãos, mas, hoje, aos 70 anos, canta ao lado do filho Abimael, de 27 anos. Com 50 anos de carreira, Silvinho tem um CD gravado e músicas autorais. 

O Projeto Museu Vivo é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Museu do Folclore de São José dos Campos, com gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).

 

Acessado em 27/11/2021 através do endereço http://servicos2.sjc.sp.gov.br/noticias/noticia.aspx?noticia_id=23704