Prefeitura Municipal de São José dos Campos

07/07/2017
Conscientização
Parceria para doação de córneas tem resultados positivos
Parceria para doação de córneas tem resultados positivos
Parceria para doação de córneas tem resultados positivos
 
A cooperação entre a Urbam, o Hospital Próvisão e o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) para captação de córneas tem tido resultados positivos. Desde abril, quando teve início a parceria, foram feitas 160 doações – que poderão auxiliar 300 pessoas a enxergar por meio do transplante.

Quem passa pela exposição fotográfica “Além do que se pode ver”, realizada pelo Hospital Próvisão no subsolo do Vale Sul Shopping, poderá fazer o cartão de doador de córneas até este domingo (9). Trata-se de um cartão simbólico onde cada um pode manifestar o desejo de ser doador. A campanha visa conscientizar a população para o ato de solidariedade que ajuda pessoas com deficiência a voltar a enxergar.

Quando a pessoa manifesta o interesse de doação em vida, fica mais fácil para a família autorizar o procedimento, já que o cartão não tem validade como documento. Para fazer a doação de córneas é necessário que alguém da família da pessoa falecida assine o termo autorizando o procedimento de captação que é feito na funerária da Urbam pela equipe do BOS. As córneas são encaminhadas para uma fila única destinada aos pacientes de todo Estado por ordens cronológica e clínica. Esse controle é feito pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo.

A exposição fotográfica é trabalho e resultado da superação de pessoas com deficiência visual atendidas no Centro de Reabilitação do Próvisão. Além de estimular a aderir à campanha para os cartões, o espaço também divulga o trabalho desenvolvido pelo hospital na cidade. 

 

Acessado em 19/08/2022 através do endereço http://servicos2.sjc.sp.gov.br/noticias/noticia.aspx?noticia_id=27445